Bioluminescência: A beleza e o mistério da vida!!!
"A teoria do alarme contra roubos é uma possível explicação para a forma como essa reação à perturbação ajuda na sobrevivência do plâncton. Se um peixe pequeno começa a se alimentar de plâncton, esse plâncton atacado emite um clarão. A luz atrai peixes maiores, que provavelmente serão os predadores dos menores. Em outras palavras, o clarão é um alarme que chama a atenção de animais maiores próximos para a presença de animais pequenos".
1. Explique como ocorre o processo da bioluminescência.
2. Em quais ambientes podemos observar esse fenômeno?
3. Quais as funções ecológicas, além da citada no trecho acima, que esse fenômeno pode apresentar?
Moçada, atenção para as ORIENTAÇÕES:
- as questões deverão ser respondidas no próprio blog;
- não esquecer de identificar corretamente a questão a ser respondida;
- a cada resposta, incluir o site utilizado como fonte de pesquisa, cuidado com o "copiar/colar";
- a data limite para postagem é dia 07/10/11.
RESPOSTAS- ISABELLA ANDRADE 1º.B
ResponderExcluir1) A bioluminescência é a emissão de luz por organismso vivos. É gerada por reações químicas altamente exotérmicas, nas quais moléculas genericamente denominadas de luciferinas são oxidadas por oxigênio na presenca de enzimas chamadas de luciferases, produzindo moléculas excitadas que emitirão luz.
2) Ela ocorre principalmente em animais de ambiente marinho. No terrestre ela ocorre principalmente nos insetos e também em fungos, anelídeos, moluscos.
3) Ela serve principalmente para finalidades de comunicação biológica como reconhecimento de diferentes especies e tambem seus parceiros sexuais, luminação do campo de visão,atração de presas através de iscas luminosas, adaptações contra predação e tambem constitui uma das “assinaturas” da vida, e por esta razão ela serve como um excelente bioindicador desde o nível molecular até o nível ambiental.
*“OSNIs” e a Bioluminescência Marinha de William Corliss
Nome : João Pedro Coelho De Souza
ResponderExcluirRESPOSTAS
1- O processo da bioluminescência è primeiramente a emissão de luz fria que vai ser visivel pelos organismos. A bioluminescência ocorre quando , parte da energia quimica , è liberada em forma de fótons de luz .Esta conversão ocorre graças a estrutura das luciferinas que são proteinas .Esta luz só è emitida quando , essa molécula vai passar de um estado de grande excitação para um estado de menos excitação. Esta questão teve como fonte o site http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
2- Este processo chamado bioluminescência ocorre em varios organismos , os organismos de ambiente marinho , e no ambiente terrestre . No ambiente marinho temos os fungos , as bacterias , os moluscos , as algas , os celenterados , os artrópodes e os peixes. Já no ambiente terrestre a bioluminescência ocorre em fungos , analídeos , moluscos e principalmente nos insetos. Esta questão teve como fonte o site http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090511171630AATROHS
3- A bioluminescência pode apresentar varias funções ecológicas , como a atração de presa , comunicação interespecifica , iluminação de locais escuros , a atraçao das presas atraves da luminosidade , a adaptação contra a predação , a localização de alimento nas profundezas do oceano com a ajuda do local iluminado e a auto defesa . Esta questão teve como fonte o site http://fisicaebiologia.blogspot.com/2010/04/bioluminescencia.html
RESPOSTAS -BEATRIZ TAFELLI 1ºB
ResponderExcluir1- O processo de bioluminescência se dá através da oxidação de uma proteína chamada Luciferina por uma enzima chamada Luciferase. Muitos invertebrados também produzem luz,principalmente os crustáceos. A bioluminescência acontece em órgãos especiais denominados fotóforos, que estão presentes em locais específicos do corpo e em quantidades variáveis, dependendo da espécie. Estes órgãos luminosos são formados por um tecido fotogênico, no qual a reação bioquímica se processa ligado a terminações nervosas que transmitem o comando para a produção de luz. A bioluminescência pode ocorrer também, através de bactérias, no processo de simbiose.
2- A bioluminescência ocorre no ambiente marinho em peixes, crustáceos, e fitoplânctons,e no ambiente terrestre em insetos, como o vagalume.
3- Além de servir como “alarme para predadores”, a bioluminescência pode ter como funções ecológicas a iluminação do campo visual, o reconhecimento de diferentes espécies e de seus parceiros sexuais.
*Questões 1,2 e 3
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
ANDRÉ SILVA POLETTO 1°B
ResponderExcluir1) A Bioluminescência é um processo bioquímico de produção de luz causado por ações de enzimas em algum substrato. A proteína luciferina é oxidada pela enzima luciferase. A enzima atua como catalisador do oxigênio, que se combina com a luciferina e produz luz.
2) Podemos observar esse fenômeno principalmente em seres marinhos em áreas que não recebem a luz do sol, os peixes são os únicos vertebrados capazes de realizar esse processo. Mas não só eles como também os seres que compões o fitoplâncton e invertebrados como, por exemplo, camarões e equinodermas. Também podemos observar este fenômeno no ambiente terrestre em vagalumes e fungos por exemplo.
3) A bioluminescência muitas vezes está associada a funções como: iluminação do campo de visão, atração da presa através da luz, reprodução, reconhecimento de espécies diferentes e também como adaptação a predação.
Fontes:
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
http://biologiaefuturo.blogspot.com/2011/01/bioluminescencia.html
http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia.htm
Laura Bertolucci - 1ºB.
ResponderExcluirRespostas:
1. A bioluminescência consiste, basicamente, na produção de luz, realizada por alguns animais e algas. Esse processo ocorre em órgãos denominados "fotóforos", através da conversão de energia química em energia luminosa, que ocorre por meio da oxidação de uma proteína chamada Luciferina pela ezima Luciferase, além do oxigênio.
Fonte: http://www.algosobre.com.br
2. Esse fenômeno pode ser observado em ambientes terrestre e, em maior concentração, marinho (especialmente no fundo dos oceanos). Na terra, o vagalume é um dos principais exemplos de insetos bioluminescentes, que é visto principalmente durante as noites de verão. No mar, algas, crustáceos, moluscos e peixes são alguns dos animais que podem produzir luz.
Fontes: http://www.coladaweb.com
http://www.algosobre.com.br
http://www.suapesquisa.com
3. Além de ser um método de proteção contra ataque de predadores através da maneira citada, indivíduos bioluminescentes protegem-se, através da luz que produzem, "assustando" o predador ou utilizando a iluminação como uma camuflagem. Além disso, a bioluminescência tem função de iluminar os arredores, atrair presas e seres da mesma espécie e de sexo oposto, a fim de que seja realizada a reprodução.
Fontes: http://www.geocities.ws
http://www.coladaweb.com
Nome: Vitor Dias 1°B
ResponderExcluir1. Explique como ocorre o processo da bioluminescência.
Na bioluminescência à uma transformação de energia quimica em energia luminosa, na maioria das vezes depende da ação de uma enzima (luciferase), sobre um substrato (luciferina), elas reagem entre si e com a oxidação dão origem a luz.
http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
2. Em quais ambientes podemos observar esse fenômeno?
Principalmente no ambiente marinho, mas pode sem encontrada no ambiente terrestre tambem
http://www.biotabiolum.ufscar.br/
3. Quais as funções ecológicas, além da citada no trecho acima, que esse fenômeno pode apresentar?
Pode apresentar a função de comunicação interespecífica, atração de presas e iluminação dos arredores.
http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
Alguns errinhos ortográficos, porém totalmente perdoáveis, pois acredito que tenha sido no momento da digitação.
ResponderExcluirAtenção galera que ainda não postou, vale nota e estamos a um passo do paraíso (férias)...sem comer bola hein!
Beijo
Bioluminescência
ResponderExcluir1-) Bioluminescência é o fenômeno da emissão de luz por organismos vivos, onde a energia química se transforma em energia luminosa, produzidas por componentes do fitoplâncton, principalmente dinoflagelados como a Noctiluca. É extremamente variável, dependendo em geral da ação de uma enzima, a luciferase, sobre um substrato, a luciferina. Ambas reagem entre si, com a oxidação de um substrato pelo oxigênio, liberando luz.
2-) Esse fenômeno ocorre na maioria das vezes no fundo de oceanos, ou em qualquer outro lugar que não há entrada de luz, por isso os próprios seres fazem a bioluminescência. Um exemplo de bioluminescência que não é na água são os vaga-lumes.
3-) Os benefícios da bioluminescência são: o reconhecimento de diferentes espécies e parceiro sexuais também, adaptação contra predação, iluminação do campo de visão e atração de presas através de iscas luminosas.
Fontes: http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
Nome: Victor Hugo Gonzaga Turma: 1ºB
João Vitor Gonçalves Moreira 1° B
ResponderExcluir1. Explique como ocorre o processo da bioluminescência
O processo de biolumenescência envolve a transformação de energia química em energia luminosa. A reação consiste na interação da enzima luciferase com um substrato, a luciferina. A bioluminescência ocorre pela liberação de fótons. Pra produzir luz (cor verde, amarela ou vermelha), o substrato reage com o oxigênio em presença da luciferase. Com a oxidação, o composto químico passa a um estado de alta energia, desprendendo um fóton (visível) e voltando a seu estado de baixa energia, mais estável que o de alta.
Nos insetos bioluminescentes, como é o caso dos vaga–lumes é preciso além da luciferina e da luciferase, a presença de ATP (consumido durante a emissão de luz).
Fontes:
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/2119685-bioluminesc%C3%AAncia/#ixzz1ZebW7lSh
http://www.qued.com.br/site/index.php/duvidas/Como-se-explica-o-fenomeno-da-bioluminescencia
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3093
2. Em quais ambientes podemos observar esse fenômeno?
A maior parte dos animais bioluminescentes do mundo é encontrada nos conjuntos do talassociclo. Nas grandes profundidades oceânicas, a milhares de metros, vivem os chamados peixes abissais. Eles são predadores, com enormes bocas em forma de caçapa, devido à alimentação de “chuva de detritos”. Habitam na zona afótica, abaixo de 300 metros, sem nenhuma luz, e apenas com animais adaptados a escuridão. Também existem moluscos e crustáceos bioluminescentes nessa profundidade, incluindo águas-vivas, lulas, camarões, krills e minhocas marinhas. O ambiente terrestre também apresenta insetos bioluminescentes como vaga-lumes, pirilampos e mosquitos; e específicas espécies de fungos.
Fontes:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia1.htm
Livro CIÊNCIAS – Entendendo a natureza/César Sezar Bedaque/ Os seres vivos no ambiente
3. Quais as funções ecológicas, além da citada no trecho acima, que esse fenômeno pode apresentar?
Algumas espécies ao longo da cadeia evolutiva desenvolveram a biolumenescência para a integração entre sim, tanto para estratégias de defesa ou reconhecimento do parceiro. Os vaga-lumes cintilam em combinações para facilitar a comunicação/atração sexual com o parceiro do sexo oposto. Nas profundezas marinhas algumas espécies de peixes utilizam sua luz para a localização de suas presas. Outras aproveitam de sua luz, em forma de isca para atrair outras espécies que possam ser devoradas. A camuflagem também é uma vantagem de algumas espécies que incorporaram a bioluminescência. Nas partes mais escuras do oceano é possível ver apenas o contorno do que esta em cima; algumas espécies produzem pontos luminosos em sua parte inferior, o que deixa o contorno mais opaco, assim se misturando com os escassos raios luminosos que vem da superfície. A auto-defesa derivada da luminoscência garante a sobrevivência das presas em determinadas ocasiões. Alguns animais liberam jatos de líquidos bioluminescentes, confundindo o predador e garantido sua fuga, outras utilizam de sua luz brilhante para cegar o predador.
Fontes:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/98/keila.html
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
Caio Augusto Silva – 1º B
ResponderExcluirMieko, só percebi os erros depois que já tinha enviado. Então estou mandando de novo. ;)
1- Geralmente a bioluminescência acontece pela reação de duas substâncias, produzindo luz. Essas substâncias são a Luciferina e a Luciferase. A Luciferina é a substância produtora da luz. Enquanto a Luciferase atua como um catalizador, permitindo que o Oxigênio se combine com a Luciferase produzindo a luz. Depois que a luz acaba a luciferina oxidada passa a se chamar oxiluciferina inativa.
2- Os animais bioluminescentes estão principalmente localizados no oceano. A maioria deles vive na Zona Disfótica (zona difusa), que fica entre a zona eufótica (mais iluminada pelo sol) e a zona afótica (escuridão). No oceano, entre vários exemplos, existem os plânctons e alguns tipos de camarões, peixes e lulas. Na área terrestre podemos citar os vagalumes e alguns tipos de fungos.
3- Ela pode servir de comunicação, como no caso dos vagalumes que piscam para encontrar um parceiro; Para localização de alimento, como alguns peixes fazem no fundo do oceano usando uma espécie de lanterna para iluminar a sua volta; Para atração da presa; Camuflagem; Disfarce; Autodefesa, como acontece com algumas lulas que soltam um jato de liquido bioluminescente.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia.htm
Nome: Matheus Bento 1°B
ResponderExcluir1)Este Processo que resulta na produção de luz se da através da oxidação com a utilização de oxigênio a uma proteína chamada Luciferina, e esse processo de oxidação acontece em uma enzima chamada Luciferase que produzira moléculas que por fim resultarão na luz.
2)Acontece principalmente no meio marinho como por exemplo em camarões, peixes, águas-vivas e medusas e etc. Também ocorre no meio terrestre em insetos como por exemplo o vagalume.
3)Além de ter sua função de "alarme de predadores", pode ser utilizada também como um meio para atrair presas com iscas luminosas, para a iluminação do campo visual e também para o reconhecimento de parceiros sexuais.
Fonte: http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
1.
ResponderExcluirEsse processo ocorre no organismo de insetos, peixes e algumas larvas, através da oxidação da proteína Luciferina pela enzima Luciferase. É um processo chamado de “oxidação biológica”, que faz com que a energia química seja convertida em energia luminosa sem a interferência do calor, por isso denomina-se luz fria.
2.
Os seres bioluminescentes, estão presentes abundantemente na água, na parte onde os raios solares não se propagam, a chamada Área Afótica. Os outros seres estão na terra em forma de vaga-lumes, larvas iluminadas e minhocas brilhantes, e algumas plantas estão nas areias das praias, que também fazem esse fenômeno.
3.
Suas funções ecológicas e os benefícios para os insetos são ainda parcialmente desconhecidas pelos cientistas, o que sabemos atualmente é que essa “iluminação de própria” pode aumentar o campo de visão do inseto, como também pode atrair presas com suas iscas luminosas, e também ajuda no reconhecimento de espécies e contribui para o acasalamento.
Giovana Spricido n°10
1°ANO E.M.
Fontes:http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia1.htm
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/98/keila.html
GABRIELA RIBEIRO DE SOUZA E SILVA 1ºB
ResponderExcluir1)A bioluminescência é uma transformação de energia química em energia luminosa. Onde a enzima luciferase, oxida com a luciferina, tendo como resultado a liberação da luz. Nos insetos, há um elemento a mais, que é o ATP e é necessário, pois é consumido durante a emissão de luz. As cores emitidas com mais freqüência são o azul e o verde.
Fonte: http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
2)Esse fenômeno ocorre predominantemente no ambiente marinho, onde as espécies se encontram nos ambientes mais profundos, por serem escuros. Já no ambiente terrestre, o processo da bioluminescência ocorre em menor quantidade. Os insetos como o vagalume, e alguns tipos de peixes são exemplos que realizam esse processo.
Fonte: http://www.biotabiolum.ufscar.br/biodiversidade
3)Além de apresentar a função de defesa contra os predadores, serve também para achar alimentos e um par. Onde ocorre uma troca de irradiação de raios entre o macho e a fêmea. Um exemplo, é o krill-do-norte, que os olhos são iluminados.
Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/05/luz-animal
Curiosidade: O Brasil é o país com a maior biodiversidade de insetos bioluminescentes no mundo com cerca de 23% da fauna mundial destas espécies.
Lucas Domingues- 1° B
ResponderExcluir1-Na bioluminescência nada mais é que uma transformação de energia química em energia luminosa. Esse fenômeno é extremamente variável, totalmente dependente da ação de uma enzima, a luciferase, sobre um substrato, chamada luciferina. Reagindo entre si, com a oxidação de um substrato pelo oxigênio, liberando luz para o ambiente.
http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/bioluminescencia.html
2-Apesar de ser uma especialidade presente em alguns animais de habitat terrestre (exemplo o vaga-lume), o fenômeno da bioluminescência é bem mais presente entre os representantes marinhos. As álgas,os crustáceos, os moluscos são exemplos de espécies bioluminescêntes de águas rasas,e peixes de águas no fundo do oceano onde há ausência total de luz. Alguns fungos e algumas bactérias também dependem da presença de luciferina ou luciferase para a emitir luz.
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/bioluminescencia.html
http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
3-A função ecológica da bioluminescência pode ser compreendida pela iluminação do campo de visão, atração de presas através de iscas luminosas, reconhecimento de diferentes espécies e sexualidade, assim como também adaptação contra predação.
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
Abraço Mieko :D
Victor Hugo Trevisani - 1ºB
ResponderExcluir1. Explique como ocorre o processo da bioluminescência.
Não se conhece muito sobre a função da bioluminescência, que é a liberação de luz dos animais, ela acontece através da oxidação da proteína Luciferina por uma enzima chamada Luciferase. A bioluminescência é uma das características do peixes das regiões mais profundas do oceano, onde não existe luz natural.
2. Em quais ambientes podemos observar esse fenômeno?
Podemos observar a bioluminescência tanto na água quanto no ambiente terrestre, nas águas profundas dos oceanos, existem muitos animais bioluminescentes onde 75% das espécies são bioluminescentes, já no ambiente terrestre, isso é menos freqüência ocorrendo em fungos, bactérias e insetos
3. Quais as funções ecológicas, além da citada no trecho acima, que esse fenômeno pode apresentar?
As funções da bioluminescência ainda são pouco conhecidas, mais já se conhece algumas funções, como adaptações contra predadores, atração de presas através de iscas luminosas, reconhecimentos de diferentes espécies e também diferenciação de espécies.
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
http://www.biotabiolum.ufscar.br/biodiversidade
http://www.biotabiolum.ufscar.br/
larissa Rocha 1°B
ResponderExcluir1-) Bioluminescência ocorre quando alguma parte
da energia química de reações bioquímicas é liberada na forma de fótons de luz e não na forma de calor. Esta conversão de energia química para luz é devida principalmente à estrutura altamente "forçada" de proteínas chamadas Luciferinas (substrato das reações luminescentes), normalmente com ligações peróxido. A luz é emitida quando esta molécula passa deste estado de alta excitação para um estágio menos excitado. Os diferentes organismos bioluminescentes possuem diferentes tipos de luciferinas que usam em diferentes vias metabólicas para liberar luz.
http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
2-)A maior parte dos animais bioluminescentes do mundo existe no oceano, não na terra. As formas de vida bioluminescentes vivem nas profundezas do oceano.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia1.htm
3-)A bioluminescência obedece a varias funções biológicas:comunicação interespecífica, proteção do ataque, atração de presas e iluminação dos arredore.
http://www.portalescolar.net/2011/09/bioluminescencia-bioquimica.html
Giovana Santos da Mata 1° A
ResponderExcluir1.Bioluminescência ocorre quando alguma parte da energia química de reações bioquímicas é liberada na forma de fótons de luz e não na forma de calor. Esta conversão de energia química para luz é devida principalmente à estrutura altamente "forçada" de proteínas chamadas Luciferinas (substrato das reações luminescentes), normalmente com ligações peróxido. A luz é emitida quando esta molécula passa deste estado de alta excitação para um estágio menos excitado.
http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
2. Ela ocorre em variados organismos (bactérias, fungos, algas, celenterados, moluscos, artrópodes, peixes), principalmente no ambiente marinho. No ambiente terrestre ela ocorre em fungos, anelídeos, moluscos e principalmente nos insetos
http://www.biotabiolum.ufscar.br/
3. Apresentam varias ecológicas funções, tais como: comunicação interespecífica, proteção do ataque , atração de presas,iluminação dos arredores,reconhecimento de parceiros sexuais ,localização de alimento e auto-defesa.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110328150849AAiGBH9
Nome: Lucas de Camargo Souza, 1º ano B. Nº 17
ResponderExcluir1. A bioluminescência ocorre devido a oxidação da enzima luciferina pela enzima luciferase, onde a luciferase reage catabolizando a luciferina e permitindo a entrada de oxigênio resultando em fótons de luz. A combinação do oxigênio com a luciferina consome uma molécula de ATP.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia3.htm
2. Esse fenômeno pode ser encontrado nos fundos dos oceanos por serem ambientes escuros e alguns peixes como os plânctons produzem luz através da bioluminescência. Na terra também há seres vivos bioluminescentes, o mais conhecido é o vagalume, mas também há alguns fungos que se alimentam de madeira podre, e minhocas luminosas.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia1.htm
3. A bioluminescência tem importantes funções nos seres vivos, como nos vagalumes, eles usam a luz para se encontrarem entre si. Para os seres vivos que vivem no fundo dos oceanos, alguns peixes usam a luz para encontrarem alimentos e presas, que também pode ser usada como forma de atração. É usada também como técnicas de camuflagens, disfarces e auto-defesa.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia2.htm
Marianne Império N°20 1°B
ResponderExcluir1)
O processo da bioluminescência ocorre quando uma parte da energia química das reações bioquímicas é liberada na forma de fótons de luz e não na forma de calor. Esta conversão de energia química para luz é devida à estrutura altamente "forçada" de proteínas chamadas Luciferinas. A luz é emitida quando esta molécula troca de estado de excitação alto pra um menos exitado. O processo é feito através da oxidação de uma proteína chamada Luciferina por uma enzima chamada Luciferase que usam em diferentes vias metabólicas para liberar luz.
2)
O fenômeno ocorre em parte dos seres vivos, com exceção dos vertebrados de vida terrestre (anfíbios, aves, répteis e mamíferos) e plantas superiores. No ambiente marinho em peixes, crustáceos, e fitoplânctons, e no ambiente terrestre em insetos, como o vaga-lume.
3)
A função biológica da bioluminescência é variável e ainda não é muito conhecida. Em muitos casos é importante na sinalização entre animais de sexo diferente, como exemplo do vaga-lume, em que as fêmeas escolhem seus parceiros sexuais através de uma seqüência de luz intermitente e emite o mesmo seqüencial quando detecta o macho “ideal”. Em outras espécies, tem a função de atrair ou confundir a presa, comunicação interespecífica, iluminação de locais escuros. No caso do peixe Photoblepharon a bioluminescência auxilia a visão, nessa espécie, órgãos situados logo abaixo dos olhos contêm bactérias simbióticas que produzem luz contínua.
fontes:
http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
Nome: Lara Fiaschi 1ºB
ResponderExcluirRESPOSTAS
1. A bioluminescência é um processo bioquímico, que se da através da oxidação de uma proteína chamada Luciferina por uma enzima chamada Luciferase . Assim produzindo tendo moléculas excitadas emitindo luz.
2. Onde mais encontramos esse processo em ambiente matinho, como em peixes e crustáceos e em ambiente terrestre em vaga-lumes.
3. Alem de ser importante para aqueles organismos que vivem em total ou quase total escuridão, é importante também, pois serve para atrair as presas, confundir o inimigo, iluminar o ambiente e para atrair o sexo oposto. Sua principal função é o reconhecimento entre indivíduos de uma mesma espécie
Fontes : http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
http://biologiaefuturo.blogspot.com/2011/01/bioluminescencia.html
NOME:PEDRO SPEGIORIN 1°B
ResponderExcluirRESPOSTAS
1- O processo de bioluminescência é a emissão de luz fria e visível por organismos vivos . A bioluminescência ocorre quando a energia é liberada na forma de fótons de luz e não na forma de calor. Esta conversão de energia química para luz é devida principalmente às proteínas chamadas Luciferinas. A luz é emitida quando a molécula passa de um estado mais exitado para um menos exitado.
2- A bioluminescência ocorre bastante principalmente em ambientes aquáticos com peixes, algas, etç mais também pode ocorrer em ambientes terrestres com insetos, larvas, etç. Um dos animais mais “famosos” que fazem bioluminescência é o vaga lume.
3- A bioluminescência tem várias funções biológicas, dentre elas a : comunicação interespecífica (para vagalumes, vários peixes e poliquetas do gênero Odontosyllis), proteção do ataque (para o crustáceo Cypridina e cefalópodos), atração de presas (no peixe sapo Porichthys notatus) e iluminação dos arredores (no peixe lanterna Photoblepharon sp.)
FONTES:
http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioluminesc%C3%AAncia
Daniel Dágola Dias
ResponderExcluir1- A bioluminescência ocorre através da oxidação da luciferina por ação de uma enzima chamada luciferase convertendo entao energia quimica em energia luminosa.
2- A maioria das vezes a bioluminescência encontra-se em seres vivos que abitam ambientes aquáticos, porém existe execção de alguns seres terrestres, como por exemplo os vagalumes.
3- As principais funçoes da bioluminescência são iluminar o campo de visão, atração de presas através de iscas luminosas, reconhecimento de diferentes espéceies, reconhecimendo de parceiros sexuais e adaptaçao contra predação.
Fontes: http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html, http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
Anne Camargo 1°A
ResponderExcluir1- É um processo bioquímico utilizado por muitos animais e algas marinhas, gerando a produção de luz.O processo consiste na oxidação da proteína Luciferina por uma enzima Luciferase.Ocorre a transformação de energia química em energia luminosa(a bioluminescência é produzida por componentes do fitoplâncton).
2- É um processo característico de regiões profundas dos oceanos onde há pouca ou ausência total de luz .A bioluminescência é produzida por certas bactérias, fungos e muitos animais invertebrados. Entre os vertebrados só os peixes são capazes de produzir luz
3-A função ecológica da bioluminescência é ainda pouco conhecida, mas é usada principalmente para a iluminação do campo de visão,atração de presas através de iscas luminosas,reconhecimento de diferentes espécies,reconhecimento de parceiros sexuais e a adaptações contra a predação.
http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia.
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
http://intra.vila.com.br/revista2003/fefos/pinicial.htm
YASMIN MONIQUE LIMA DE SOUZA
ResponderExcluirPRIMEIRO A
Explique como ocorre o processo da bioluminescência.
Em órgãos especiais: Fotóforos.
O processo ocorre através da oxidação de uma proteína chamada: Luciferina (produz luz quando o oxigênio se acelera) e a enzima: luciferase (é adicionado para produzir a luz juntamente com o ATP (adenosina trifosfato)).
Os órgãos luminosos formam-se por um tecido fotogênico, usará ATP e o oxigênio ligara a terminações nervosas a fim de produzir luz, também chamado de luz fria.
As Bactérias e Fungos luminescentes:
Ficam presas nos corpos dos peixes, contendo membrana que descobre e cobre a bactéria quando o peixe necessitar.
Em quais ambientes podemos observar esse fenômeno?
Podemos encontrar a bioluminescentes em regiões temperadas do hemisfério norte e na Austrália, Ásia. Mas Recentemente, na Mata Atlântica e na Amazônia, e muitas espécies de fungos no Brasil.
A maior parte pode observar em águas profundas dos oceanos sem luz natural, e alguns terrestre como os vagalumes.
Quais as funções ecológicas, além da citada no trecho acima, que esse fenômeno pode apresentar?
Esse fenômeno pode apresentar iluminação para enxergar melhor ao redor, reconhecimento de espécies novas e facilidade de reconhecer o parceiro sexual, adaptações contra predação e atração das presas, localização de alimento e autodefesa.
O Brasil é um dos maiores pais em espécies luminescentes. Mas com a destruição florestal, esta perdendo a biodiversidade luminescente.
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/o_universo_luminoso_dos_fungos_bioluminescentes_3.html
http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/o_universo_luminoso_dos_fungos_bioluminescentes.html
Aluno: Arthur (não conseguiu postar - via face).
ResponderExcluirBIOLUMNISCENCIA
Biolumniscência é uma característica que alguns tipos de seres vivos apresentam de produzir e carregar luz ao redor de seus corpos, e é principalmente utilizada para comunicação biológica. Diferente do modo de produção de luz de lâmpadas ou holofotes tradicionais, esses seres produzem a luz por meio de um processo denominado luminescência, que consiste em misturar compostos químicos para produzir luz. Isso quer dizer que gera menos calor que o processo de incandescência, que ocorre por meio de um filamento aquecido, e dessa maneira, tem maior eficiência, sendo também conhecida como luz fria.
A maioria dos seres bioluminescentes vive no oceano e não na terra. São encontrados, sobretudo na área disfótica (área mais funda antes da escuridão total). Os seres mais comuns encontrados nessa região, que realizam a biolumniscência são água-vivas, lulas, camarões, krills, minhocas marinhas e peixes, que a partir dos raios de luz que ultrapassam a superfície da água, e que não sofrem dispersão ou absorção, (apenas o raio verde-azulado) conseguem realizar o processo da biolumniscência, produzindo luz. Porém existem também alguns seres não marinhos que produzem sua própria luz, como por exemplo, o vaga-lume e alguns tipos de fungos.
Os cientistas conhecem uma grande variedade de seres que tem a característica de produzir sua própria luz, porém não se sabe ao certo a razão de alguns desses seres brilharem. Como algumas espécies de cogumelos e de minhoca, que não apresentam nenhuma razão para fazê-lo. Porém existem várias utilizações úteis da biolumniscência, como a comunicação (os vaga-lumes piscam uns para os outros a fim de encontrar um parceiro), localização de alimento (alguns peixes utilizam da biolumniscência para procurar alimento), atração da presa (algumas espécies utilizam a luz para atrair suas presas), camuflagem (produção de luz apenas na parte de baixo do peixe, que ao receber luz na parte de cima, cria uma espécie de camuflagem), autodefesa (liberação de um liquido biolumniscente como forma de proteção) e o disfarce.
Para produzir luz é necessária uma substância conhecida genéricamente como luciferina, uma enzima que catalisa a reação, e um íon energizado para ativar a reação. O processo necessita algumas vezes de outras substâncias como o oxigênio e ATP, e pode criar sub-produtos como a oxiluciferina e água. A luciferase age como catalisador e permite que o oxigênio se combine com a luciferina, produzindo fótons de luz e transformando a luciferina em oxiluciferina inativa.
FONTE : http://www.facebook.com/l/fAQB8Lu1YAQDf6ZrUpUGBvMhjM5o6ojfFtB7kpdwDPGkt4Q/ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia.htm
Faltaram acentos, pontuações e algumas palavras escritas de maneira errada.
ResponderExcluirMais atenção na próxima vez!
Eliza (não conseguiu postar - via face) professora o meu trabalho é esse,olha se foi pra vc pelo blog
ResponderExcluirELIZA CAETANO MACHADO 1°B
1 . Explique como ocorre o processo da bioluminescência.
O processo é feito através da oxidação de uma proteína chamada Luciferina por uma enzima chamada Luciferase. A bioluminescência se dá principalmente em órgãos especiais denominados fotóforos, os quais estão presentes em locais específicos do corpo, dependendo da espécie. Estes órgãos luminosos são formados por um tecido fotogênico, no qual a reação bioquímica se processa ligado a terminações nervosas que transmitem o comando para a produção de luz.
2. Em quais ambientes podemos observar esse fenômeno?
Podemos observar esses fenômenos no mar e na natureza, o Brasil é o país com a maior diversidade de espécies luminescentes no mundo, entre elas vaga-lumes e as larvas ‘trenzinho’. Os peixes são os únicos vertebrados capazes de produzir luz. A bioluminescência é um processo característico em peixes, camarões, vermes, equinodermos e lulas das regiões profundas dos oceanos, onde há a rarefação ou mesmo a ausência total de luz natural.
3. Quais as funções ecológicas, além da citada no trecho acima, que esse fenômeno pode apresentar?
Além das adaptações contra predação a bioluminescência também serve para iluminação do campo de visão, atração de presas através de iscas luminosas, reconhecimento de diferentes espécies, reconhecimento de parceiros sexuais, entre outros.
Fontes:
http://www.facebook.com/l/JAQAKN73CAQAIiEtOvNQXc6ptEIxgcUEknncE_H5hWW-imw/www.grupoescolar.com/
http://www.facebook.com/l/NAQCsKYM_AQC-gnj8MH_cd29XigVDN3u8F7l7O7xpFLplWA/www.algosobre.com.br/
http://www.facebook.com/l/5AQAL5mOOAQCUkZ2szdrkvz1GB1Bumd0iXXHhppvAtTcKsw/www.infoescola.com/