segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Trabalho: Primeiro Colegial

Bioluminescência: A beleza e o mistério da vida!!!

"A teoria do alarme contra roubos é uma possível explicação para a forma como essa reação à perturbação ajuda na sobrevivência do plâncton. Se um peixe pequeno começa a se alimentar de plâncton, esse plâncton atacado emite um clarão. A luz atrai peixes maiores, que provavelmente serão os predadores dos menores. Em outras palavras, o clarão é um alarme que chama a atenção de animais maiores próximos para a presença de animais pequenos".


1. Explique  como ocorre o processo da bioluminescência.


2. Em quais ambientes podemos observar esse fenômeno?


3. Quais as funções ecológicas, além da citada no trecho acima, que esse fenômeno pode apresentar?







Moçada, atenção para as ORIENTAÇÕES:
- as questões deverão ser respondidas no próprio blog;
- não esquecer de identificar corretamente a questão a ser respondida;
- a cada resposta, incluir o site utilizado como fonte de pesquisa, cuidado com o "copiar/colar";
- a data limite para postagem é dia 07/10/11.

21 comentários:

  1. BIOLUMINESCÊNCIA!
    1- A bioluminescência é um processo bioquímico que está presente em muitos animais e algas marinhas. Esse processo é proveniente de componentes do fitoplancton e da oxidação de uma proteína, Luciferina, por uma enzima, Luciferase. A “iluminação”, gerada pelos animais é a liberação química de fótons.
    FONTES: http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html. E também http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia.
    2-Podemos observar esse tipo de fenômeno em regiões praticamente ou totalmente sem luz natural, como regiões bastante profundas dos oceanos.
    FONTE: http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
    3- As funções ecológicas são: a proteção do ataque de outros seres, a atração de presas, a iluminação dos arredores como faz o peixe lanterna, e também permite o reconhecimento de seres da mesma espécie e ate o sexo dos mesmos.
    FONTE: http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia.
    Nome: Thainara Moraes 1º col. A
    Beijos Mieko :

    ResponderExcluir
  2. 1. A bioluminescência é o resultado da oxidação de uma proteína (luciferina) por uma enzima (luciferase). Também é necessário que haja ATP e oxigênio no local da reação. Após a a combinação do oxigênio com a luciferina uma molécula de ATP é consumida e fótons são liberados.

    2. Entre os seres terrestres que possuem bioluminescência estão alguns fungos que se alimentam de madeira morta, centopéias, vaga-lumes e "minhocas luminosas", que são, na realidade, larvas de algumas espécies de besouros e moscas. Porém, animasis com essa característica são muito mais comuns nos oceanos. Podemos citar como exemplos: algumas algas-vivas, camarões, krills, minhocas marinha e peixes, que normalmente habitam a zona disfótica (zona pouco iluminada, mas não tão profunda e escura quanto a zona afótica).

    3. Nem todas as funções da bioluminescência são conhecidas, e para alguns casos não há nenhuma explicação plausível para a ocorrência desse fenômeno. Os casos mais estudados são: a luz usada para comunicação, como ocorre com os vagalumes e que também funcionam para encontrar um parceiro; localização de alimentos, técnica em que animais das águas abssais usam a luz como lanterna para encontrar alimento e também para atrair alimento, pois a luz funciona como isca para outros animais.

    Fontes:
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia.htm http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html

    Mariana Belinotte
    1º A

    ResponderExcluir
  3. Alguns errinhos ortográficos, porém totalmente perdoáveis, pois acredito que tenha sido no momento da digitação.
    Atenção galera que ainda não postou, vale nota e estamos a um passo do paraíso (férias)...sem comer bola hein!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. 1) A bioluminescência ocorre pela oxidação de uma proteína chamada luciferina, por uma enzima chamada luciferase. Depois da oxidação da luciferina uma molécula de ATP, necessária para que ocorra a reação,é consumida, e são liberados os fótons. A “iluminação”, é gerada pelos fótons.
    2) Esse tipo de fenômeno acontece no fundo dos oceanos, onde não existe a presença de luz. E também em locais terrestres onde não existe luz natural.
    3) Ela serve para comunicação biológica, atração da presa, reconhecimento de espécies e também de seus parceiros sexuais.
    FONTE: http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia.htm
    Isabelle D'Avanço

    ResponderExcluir
  5. 1.A bioluminescência é a emissão de luz visível derivada da liberação química de fótons. O processo ocorre através da oxidação da proteína chamada Luciferina pela enzima Luciferase.
    2. Podem ser vistas em locais escuros, muitos animais são luminescentes. As medusas-de-lua geralmente não exibem a sua luminescência, mas possuem, outros animais que produzem sua própria luz são os vagalumes, alguns peixes, bactérias, animais marinhos, entre outros.
    3.Servem para a comunicação interespecífica entre peixes e vagalumes, proteção do ataque para o crustáceo Cypridina e cefalópodos, atração de presas no peixe sapo, iluminação dos arredores usado pelo peixe lanterna além de atrair parceiros da mesma especie para a reprodução
    Fontes:
    http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
    http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia.htm

    carolina cichetto
    1º A

    ResponderExcluir
  6. 1- O processo da bioluminescência é a emissão de luz que provem da liberação de fótons. Ocorre em órgãos denominados “fotóforos” e se dá pela oxidação de uma proteína, luciferina, por uma enzima, luciferase.

    2- Podemos observar esse fenômeno, na maioria das vezes, no fundo dos oceanos ou até mesmo em ambientes terrestres.

    3- As funções ecológicas são: iluminação do campo de visão, adaptação, reprodução, atração de presas através de iscas luminosas e reconhecimento.

    Fontes: http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia
    http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html


    Ana Laura Reganim - 1ºA

    ResponderExcluir
  7. 1- O processo de bioluminescencia acontece em animais que conseguem oxidar a proteína lucifefina, com a ajuda da enzima Luciferase que age com biocatalizador, juntando o oxigenio e a lucifeia fótons são criados.
    http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html

    2- Pode-se observar o fenomeno da bioluminescencia em insetos (vagalumes e besouros), larvas (minhocas luminosas) e fungos (cogumelos) do ambiente terreste. No entanto, também existem seres-vivos marinhos na zona afotica que emitem luz, por exemplo: peixes, camarões, água-vivas e lulas.
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia1.htm

    3- A iluminação de certas partes do corpo de um ser-vivo por ter diversas funções, como: camuflagem e disfarce em ambientes pouco mais iluminados, comunicação entre companheiros da mesma espécie, lanterna para localização de alimento e armadilha para atrair presas. Alguns animais também emitem luz quando são encomodados, como forma de defesa.
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia2.htm

    Clarissa Lopes.

    ResponderExcluir
  8. 1- Bioluminescência é a emissão de luz visível chamada de liberação química de fótons. A bioluminescência obedece a várias funções biológicas e esta presente em muitas animais e em algas marinhas, sua proteína é chamada luciferina.

    2-Bioluminescência ocorre quando alguma parte da energia química é liberada na forma de fótons de luz. E estão presentes em alguns fungos, mas onde se encontra mais são nos oceanos como camarões, peixes entre outros.

    3- Suas funções são: na sua proteção conta outros animais, de atração, localização de alimentos, de reconhecimento das outras espécies e ate o sexo dos mesmos.

    Fontes:
    http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
    http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia

    Valéria de Moraes 1 col.A

    ResponderExcluir
  9. 1-A bioluminescência é a emissão de luz visível derivada da liberação química de fótons.Tambem é o resultado da oxidação de uma proteína (luciferina) por uma enzima (luciferase).Também é necessário que contem ATP e oxigênio no local da reação.

    2-Nos podemos observar esse fenômeno em fundos de oceanos.

    3-As funções ecológicas são:
    - iluminação do campo de visão
    - atração de presas através de iscas luminosas
    - reconhecimento de diferentes espécies
    - reconhecimento de parceiros sexuais
    - adaptações contra predação

    Fontes:http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html
    http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia

    Nome:Fellipe Camargo Santos n°11 serie:1°A
    Prof°:Mieko

    ResponderExcluir
  10. Ana paula

    1- O processo da bioluminescência ocorre por causa da transformação de energia química em energia luminosa. Na maioria das vezes depende da ação de uma enzima chamada Luciferase, sobre um substrato chamado Luciferina, elas reagem entre si e com a oxidação, originam a luz.

    2- Esse fenômeno ocorre em variados organismos como as bactérias, fungos, algas, peixes e entre outros, no ambiente marinho. Mas pode ser observado no ambiente terrestre, como por exemplo, nos insetos.

    3- Um exemplo das funções ecológicas é a atração de presa atraves da luminosidade. E outros dois exemplos é a localização de alimento nas profundezas do oceano com a ajuda do local iluminado e a auto defesa.

    Fontes: http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
    http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia

    Ana Paula Terribile, 1º ano A

    ResponderExcluir
  11. 1- A Bioluminescência, também conhecida como luz fria, ocorre através da oxidação de uma proteína, a Luciferina por uma enzima chamada Luciferase. A Luciferase combina oxigênio com a Luciferina, oxidando a proteína e consumindo um ATP, liberando então fótons de luz. Com o fim do processo a Luciferina torna-se uma Oxiluciferina.
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia3.htm
    http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html

    2- Esse fenômeno pode ser observado em ambientes terrestres, através de fungos que comem madeira podre, insetos, centopéias, diplópodes e minhocas que na verdade são larvas de besouros e moscas, além do famoso vaga-lume. Mas o fenômeno é mais comumente observado nos oceanos, mais especialmente na zona disfótica, zona intermediária entre a zona iluminada e a de escuridão total. Nessa zona encontram-se lulas, peixes, águas-vivas, krills, plânctons, camarões e minhocas marinhas capazes de produzir luz.
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia1.htm

    3- A bioluminescência, além de servir como um "alarme" também possui muitas outras funções. Ela muitas vezes é uma "lanterna" para animais que precisam de luz para orientação, reconhecimento e comunicação. Ela também pode servir como defesa, em forma de "flashes" que cegam, de "camuflagem" ao borrar a própria imagem ou até de "disfarce" ao usar a luz para "modificar" sua aparência. Mas essa técnica também pode ser usada por predadores, que usam ela para visualizar melhor as presas ou até as atrair, como no peixe Melanocetus johnsonii.

    Raphael Palmieri Valdi 1ºA

    ResponderExcluir
  12. 1- O processo da bioluminescência, se dá pela oxidação da proteína luciferina pela enzima luciferase. É necessário a presença de ATP para que o processo ocorra. O processo pode variar ligeiramente de espécie para espécie.

    2- O processo de bioluminescência não é encontrado apenas no fundo do oceano, mas em vários outros ecossistemas ao redor do globo também. Isso se dá pois, a função da bioluminescência varia de acordo com o animal e com o ecossistema em que ele vive.

    3- A bioluminescência é geralmente usada como meio de comunicação. Alguns animais utilizam esse processo para se organizar e se orientar melhor. Algumas espécies também utilizam a bioluminescência como parte importante do sistema de acasalamento.

    Fontes:http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/ . http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html . http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia

    Diogo Khouri , 1º A

    ResponderExcluir
  13. 1 - O processo da bioluminescência ocorre atravéz da oxidação da Luciferina, sendo esta uma proteína, pela Luciferase , que é uma enzima. O processo é produzido por componentes do Fitoplanctôn.

    2 - A bioluminescência acontece em órgaos chamados de fotóforos, estes estão presentes em algumas partes do corpo e em diferentes quantidades , dependendo da espécie.

    3 - existem várias funçoes ecologicas , como por exemplo , adaptação , iluminação ,proteção do ataque , auto - defesa , etc ...

    Gabriel Prata

    ResponderExcluir
  14. faltou no outro post , mas ta ae :p

    Fontes : http://fisicaebiologia.blogspot.com/2010/04/bioluminescencia.html

    http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/

    ResponderExcluir
  15. 1- A bioluminescência ocorre quando a proteína luciferina é oxidada pela enzima luciferase, o que causa o consumo de ATP. Com a excitação, fótons são liberados, o que causa a luz fria.

    2- É observado tanto em ambiente terrestre(Como vaga-lumes e larvas)como também e mais comumente,pode ser encontrada em regiões abissais marítimas.

    3- O motivo da bioluminescência não é totalmente definido, pois alguns animais usam esse fenômeno para iluminação, biocomunicação, proteção e caça; Assim como outros a utilizam sem motivo algum.

    Nome: Gabriel Vilela Meyer. 1ºA

    Fontes:
    http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html

    http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia

    ResponderExcluir
  16. 1)Bioluminescência é o processo bioquímico utilizado por muitos animais e algas marinhas. É feito através da oxidação de uma proteína chamada Luciferina por uma enzima chamada Luciferase. Resulta na produção de luz.

    2)Podemos observar esse fenômeno principalmente em animais do ambiente marinho das regiões profundas dos oceanos, onde há a rarefação ou mesmo a ausência total de luz natural. No terrestre ela ocorre principalmente nos insetos e também em fungos, anelídeos, moluscos.

    3)As funções da bioluminescência são ainda um pouco desconhecidas, mas já se sabe que está associada: reconhecimento de diferentes espécies, adaptações contra predação, iluminação do campo de visão, reconhecimento de parceiros sexuais e atração de presas através de iscas luminosas.

    Fontes: http://biologiaefuturo.blogspot.com/2011/01/bioluminescencia.html
    http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html

    Gabriel Gonçalves - 1ºA

    ResponderExcluir
  17. 1- Bioluminescência é a emissão de luz de seres vivos quando ocorre uma transformação de energia química em energia luminosa.

    2- A Bioluminescência é presente tanto em animais terrestres (fungos, insetos, bactérias) quanto em animais de ambientes aquáticos. Apesar da maior parte dos animais que fazem esse processo serem animais marinhos (água-viva, camarão, lula).


    3- Esse fenômeno pode apresentar outras funções como: comunicação intraespecífica e interespecífica, atração de presas, proteção do ataque e iluminação do campo de visão.

    Fontes: http://www.infoescola.com/bioquimica/bioluminescencia/
    http://www.grupoescolar.com/pesquisa/bioluminescencia.html
    http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/bioluminescencia

    Renata Bellini Begosso 1º A

    ResponderExcluir
  18. Beatriz Fulaneto Serodio 1-A

    1) A bioluminescência é produção de luz realizada por animais e algas. O processo é feito atraves da oxidação de uma proteina, a Luciferina. A bioluminescência se encontra principalmente em orgãos especiais, os fotóforos. Estes orgãos luminosos são formados por um tecido fotogenico onde a reação bioquímica acontece. Com a conversão de energia química e energia luminosa.
    Fonte: www.algosobre.com.br/ www.infoescola.com

    2)Esse fenomeno pode ser observado no fundo dos oceanos onde à ausencia de luz natural, tambem pode ser observado na terra um bom exemplo o vagalume.
    Fonte: infoescola.com/ www.algosobre.com.br

    3)As funçoes ecologicas da bioluminescêcia pode ser para a proteção do ataque de predadores, para atrair presas, comunicação e iluminação dos arredores.
    Fonte:www.coladaweb.com

    ResponderExcluir
  19. Moçada, atenção na escrita hein! Novamente erros!
    Renata, poderia ter explicado melhor o processo.

    ResponderExcluir
  20. Por André (não conseguiu postar - via email)
    Você não colocou os endereços dos sites usados como fonte de sua pesquisa.

    1)- A Bioluminescência é um processo bioquímico de produção de luz causado por ações de enzimas em algum substrato. A proteína luciferina é oxidada pela enzima luciferase. A enzima atua como catalisador do oxigênio, que se combina com a luciferina e produz luz.
    2)- A maioria no ambiente marinho, mas pode sem encontrada no ambiente terrestre também.
    3)- Ela serve para comunicação biológica, atração da presa, reconhecimento de espécies e também de seus parceiros sexuais.

    Aluno:André Augusto Toni Jr. N° 03 1°ano A Corrige com carinho. Hahaha bjus e abraços.

    ResponderExcluir
  21. Por Gilberto (não conseguiu postar - via email)

    Mieko, não consegui postar, eu até mandei mas acho que n foi, então estou mandando por e-mail.


    1) O processo da bioluminescência ocorre a partir da reação entre a enzima luciferase com a proteína luciferina, essa reação, uma oxidação, libera fótons de luz.

    2) O lugar mais comum onde se encontra animais bioluminescentes é as profundezas dos oceanos, onde há pouca ou nenhuma luz, mas também há alguns insetos e outros animais que são capazes de realizar esse processo.

    3) Ainda não se compreende totalmente a função ecológica da bioluminescência, mas se sabe que ela serve para ajudar a visão, proteção contra predadores, atrair presas e reconhecimento de outros seres, sejam da mesma ou de outra espécie.



    Fontes: http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html;

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/bioluminescencia3.htm



    Gilberto – 1º A

    ResponderExcluir