quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mitose - Divisão celular.



A mitose é uma divisão celular que permite a manutenção das características genéticas da espécie. É através desse mecanismo celular que um simples zigoto (célula que resulta da união de um óvulo+espermatozóide) dá origem a um organismo complexo como o nosso, que apesar de apresentar bilhões de células, estas apresentam a mesma carga genética.Portanto, a mitose é utilizada para o processo de crescimento (através da multiplicação celular), para o processo de regeneração celular (que possibilita que partes de nosso corpo quando lesionadas, possam ser reparadas) e importante para os mecanismos de reprodução assexuada em que não se verifica varibilidade genética.

A mitose é um divisão celular dividida em quatro fases distintas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase, sendo que cada fase apresenta caracteríticas particulares. No primeiro esquema acima, as células II e III estão em prófase (onde há início da condensação dos cromossomos, desorganização do núcleo e nucléolo e migração dos centríolos), a célula IV está em Metáfase (neste momento é possível realizar o cariótipo, pois os cromossomos estão no seu máximo de condensação e estão dispostos no plano equatorial da célula), as células V e VI estão em Anáfase, momento em que as cromátides irmãs são separadas e passam a migrar para os pólos celulares, essa separação é possível devido ao encurtamento das fibras do fuso mitótico, filamentos produzidos pelos centríolos (organelas responsáveis pelo processo de divisão celular). Por fim, as células VII e VIII estão em telófase, onde há o processo de reorganização nuclear, a descondensação e a citocinese (quando o citoplasma celular sofre um estrangulamento e dá origem a duas novas células, geneticamente idênticas à célula mãe).
Antes de todo processo de divisão celular há um período de preparação, no qual a célula duplica o material genético e permite que as novas células carreguem em seu núcleo a mesma informação genética que a célula mãe. Esse período é denominado de intérfase (representado pelo célula I), que apresenta três períodos: G1; S e G2, dentre esses períodos, o S é o momento em que o material genético é duplicado, mas ATENÇÃO, não há duplicação no número de cromonemas!
Portanto, na mitose uma célula somática ou diplóide (todas as células do nosso organismo são diplóides, exceto os gametas) ao sofrerem mitose darão origem a novas células diplóides. Quando células haplóides (com metade do conjunto cromossômico) sofrem mitose darão origem a outras células haplóides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário