"Nos dias de hoje, muitas pessoas se autodefinem como místicos ou céticos. É como se fosse necessário optar por um ramo do conhecimento e, com isso, negar todos os outros. Pensando assim, tornamo-nos maniqueístas e sectários, e pior: nosso universo de pensamento fica mais limitado (...). Várias vertentes do conhecimento mágico serviram como alicerce para sólidas teorias científicas. Assim como a astrologia instigou o desenvolvimento da astronomia, a alquimia forjou as bases da Química. As análises do biorritmo humano, desenvolvidas na Idade Média, também influenciaram o nascimento da moderna cronobiologia. O pensamento humano busca uma totalidade (...)." (Trecho extraído da Apostila - Sistema Integral).
Assim começo esse blog, com uma reflexão para os nossos já formados "pré-conceitos" que moldam nossas atitudes e nossas orientações escolares. Abrir nossas mentes para aquilo que é novo ou que não nos agrada , é uma tarefa difícil, trabalhosa, mas que nos proporciona inúmeras riquezas, uma delas em especial, o conhecimento, nos torna verdadeiramente cidadãos.
Estudar Biologia me fez perceber o quanto somos diminutos quando comparado com aquilo que podemos realizar enquanto população dentro de uma sociedade.
Não foi fácil deixar de lado meus "pré-conceitos" e, confesso que ainda preciso trabalhar muito diariamente para que a minha mente possa permitir que novos padrões de conhecimento se instalem por lá.
Já dizia um grande cara (Albert Einstein) "tristes dias de hoje, em que é mais fácil quebrar um átomo que um preconceito".
Espero que curtam compartilhar esse blog comigo!
Beijos, Professora Mieko!
Mieko, olha que bacana o vídeo que eu comentei... achei mto mto mto mto interessante, essa vespa é sacana msmo, haha. Um beijo
ResponderExcluirhttp://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4351&bd=1&pg=1&lg